quinta-feira, 7 de junho de 2018

O que vai agora é sim um verdadeiro texto de empoderamento!

Talvez tenha gente que torça o nariz ao ler essa palavra. Talvez tenha gente que se empolgue. A palavra "empoderar" tem destas coisas mesmo. De fazer barulho e de incomodar. Então, lá vamos nós falarmos dela mais um pouquinho. Vem comigo!

Antes de qualquer coisa, devo ressaltar que este texto foi feito hoje e terminado quase agora. Contudo, é uma continuação do post anterior (se você não leu, ainda dá tempo, clica aqui). Relato este que eu sabia comigo mesma que teria continuação. Não com datas previstas nem palavras programadas. Mas que, assim como novas páginas para serem escritas, teria sim novos conteúdos para serem compartilhados - numa vida que não ia estacionar jamais!

Foto: Reprodução Instagram @1quartodecafe
Além disso, falar sobre todo este assunto importante e delicado (infelizmente, cada vez mais comum - resultado de muitas pesquisas e relatos que ouvi e li, de conhecidos e não conhecidos) é testemunhar, sentir e viver histórias REAIS. Como pessoas reais que somos e que, como qualquer ser humano, estamos susceptíveis a muitas coisas. Pessoas que sentem dor, que sentem alegria, que têm dificuldades e também superações. Que não precisam estar bem todos os dias. Mas que acordam buscando por dias e oportunidades melhores.

Bem assim, na verdade. Na realidade. Na vida sincera. Exatamente ao contrário do que um relacionamento abusivo proporciona. Aquele mundo encantado que se transforma em devastador em poucos segundos, é tudo, menos legítimo e aceitável. E chegando aqui, ao ponto de entender que era tudo uma mentira, é incrivelmente libertador. Motivo, inclusive, de celebração por cada passo conquistado.

Isso vale pra mim. Isso vale pra você que talvez tenha se identificado com algum daqueles "sintomas" doentios e que machucaram durante certo tempo. No entanto, tempo que também fez com que conseguisse abrir os olhos para a verdade. Palavrinha que é bem conhecida, mas que ó, só pode existir quando há totalmente ausência de mentira.

Por falar nisso, minha reflexão durante alguns dias após tudo isso foi muito nesse sentido: se muita coisa era mentira (e obviamente era!), cada palavra que a mim foi dita que teve a intenção de ferir, de diminuir, de minimizar, de esconder, de dar uma grande baixa na auto-estima, de apagar alguns sonhos e desestruturar em muitos aspectos, lá vai a novidade: eram também incansáveis mentiras!

Tá vendo o porquê do empoderamento ser tão incomodativo? Ele transforma sua forma de enxergar você mesma (o). Ele te dá aquela voz interior estimulante e incentiva a expandir quem você é. Na sua verdade. Na sua personalidade. Nos seus defeitos e qualidades. Na sua essência. E a melhor parte: te faz mostrar pra quem quiser ver e ouvir (o que vale muito pro nosso espelho todos os dias) que você pode sim. O que você mais pode é poder, minha cara e meu caro.

Pode ser empoderado no que desejar ser, crescer e viver. Porque te traz consciência do que deve ou não ser feito. Te potencializa no seu melhor. Te expande os direitos e deveres. E te abrilhanta o respeito consigo mesmo e com o outro. Dá uma buscadinha no Google sobre isso pra te dar um up ainda maior (mais até do que você tá acostumado a ouvir sobre o tema)!

Isso é um exercício diário, gente. De lembrar que estamos aqui para realizar ainda muita coisa. Conquistar. Expandir. Ajudar um ao outro. Transformar. E fazer um barulho danado de bom. Porque histórias tristes (e revoltantes, e injustas e tudo mais) podem acontecer, mas a reviravolta asseguramente também. Só o que não pode esquecer nessa jornada é de cuidar de você mesma (o). Ok? Que tal fazer uma lista de tudo que admira em si tipo agora? Por experiência, é possível sim. Você tem esse poder ;)