terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Você segue a moda ou a moda segue você?


Saiba dicas de quem decidiu reinventar sua moda e como a expressa no #lookdodia


Reportagem: Ana Paula Porto
Trabalho para conclusão do curso "Jornalismo de Moda para Revistas, Sites e Mídias Sociais" - Profª Andreia Meneguete


 Ritual da manhã: você acorda, dá aquela esticada e faz toda a rotina-nossa-de-cada-dia, que inclusive pode ter uma ajudinha do seu companheiro pet também passeando pela casa. Abre um sorriso. E aí, você se lembra: que roupa usar hoje? Escancara o guarda-roupa e vem aquelas (mesmas) opções e uma imensa vontade de dizer que não sabe o que usar. Ou até diz. Mas calma. Respira. Você não é a única que passa por isso todos os dias.
As formas para resolver isso (diariamente) são muitas. Tem gente que separa toda a combinação de roupas na noite anterior. Tem gente que antecipadamente vê o clima do dia e se programa para organizar o look ideal. Tem gente que vai testando, provando e até se preocupando. Tem gente que faz tudo isso e ainda recorre à ajuda do Google (“camisa listrada e saia xadrez combinam?” Enter). E tem gente que ajuda a gente! E com prazer, obrigada.
Cris Guerra  - Foto Divulgação
@hojevouassim
          Cris Guerra, mineira do blog Hoje Vou Assim (o primeiro blog sobre “look do dia” do Brasil) e autora do livro “Moda Intuitiva”, conta em seu livro sua história de vida e sobre quando passou a registrar suas produções diárias para o trabalho, o que a incentivou a ter mais prazer e empenho na hora de se vestir. “Cada foto publicada era um exercício de fé e alegria, e isso me ajudou a fazer de cada dia um novo passo”. Ela também diz o quanto aprendeu muito sobre si a cada publicação e de como recebeu o retorno de outras mulheres ao ajudar e fazer o mesmo por elas. 

        Foi o que consultora de imagem e estilo, Rachel Moniz, também resolveu fazer em suas postagens diárias em sua conta no Instagram (chamada @apenasumpalpite). Lá, ela publica suas combinações para o dia a dia com dicas de roupas práticas e acessíveis que variam de grandes magazines à brechós preferidos pela carioca. Em entrevista, Rachel lembra que sempre se importou com a forma de vestir, fato que diz tanto sobre nós mesmos, e decidiu compartilhar na internet como forma de ajudar outras pessoas. “O que começou por um hobby, acabou por fim se tornando minha profissão”, afirma com entusiasmo.
Rachel Moniz -Reprodução Instagram @apenasumpalpite
 Rachel gosta da espontaneidade em seus posts e, claro, em suas vestimentas, e concorda que alguns fatores podem colaborar para a escolha do dia a dia, como o humor, a temperatura, o tipo de evento que irá participar, se há disposição física para usar um salto o dia inteiro e ainda complementa: “O maior segredo, na verdade, é ter um armário versátil, com peças que conversem entre si. Isso torna as escolhas mais claras e não nos faz perder tanto tempo assim escolhendo o look”. Além disso, ela gosta de dar a dica que manter um guarda-roupa organizado facilita a visualização de todas as peças que temos.
André Carvalhal, ex-gerente de marketing da FARM, acredita na formação de identidade individual pela vestimenta diária, como diz em seu primeiro livro e best-seller chamado “A Moda Imita a Vida”: “Moda é expressão e todas essas nossas escolhas (de forma consciente ou inconsciente) são coerentes com quem somos (ou gostaríamos de ser). ”, explica. Ele gosta de ressaltar sobre a imagem que carregamos, que podem mostrar sobre como somos todos os dias, desde o fatídico momento de abrir o armário e fazer “aquela" escolha. 
O livro de Cris possui vários ensaios exclusivos e muitas fotos de suas postagens no Blog Hoje Vou Assim. As fotos eram produzidas em seu próprio quarto ou nas ruas e com roupas próprias. Seus looks, definitivamente, comunicam seu estilo, sua personalidade, sua voz, como ela deixa claro: “As possibilidades da moda podem ser grandes aliadas da autoestima, na medida em que ajudam você a se diferenciar”. E ainda complementa: “Mulheres com estilo mostram-se a cada escolha. Seus guarda-roupas são retratos de suas almas”. 
O palpite de Rachel é certeiro neste ponto: “Acho fundamental relembrar que o estilo vem de dentro para fora, não o contrário. Sempre gosto de incentivar minhas clientes a transmitirem, através de sua imagem, o que elas sentem por dentro. É um processo de empoderamento e cada uma de nós sabe o que nos empodera”. A consultora ressalta sobre o orgulho que temos que ter sobre nossa própria imagem, nossa força, nossa independência, sem regras. “Quero que todas as mulheres se olhem no espelho e se sintam maravilhosas e incríveis. E quem vai decidir o que mais lhe traz esse sentimento são elas mesmas”, finaliza.
A #lookdodia é famosa nas publicações das redes sociais. Talvez sua postagem pode ter sido uma das 9.334.179 que constam (neste momento - atualizado!) nas tags citadas no Instagram. Sem contar as hashtags semelhantes. E lá estão em destaque os looks das celebridades, blogueiras e também os nossos. Looks que vão desde festas e produções tão esperadas ao trabalho que pode ser emendado com um happy hour.
Os ambientes? Num rápido deslizar dos dedos na tela, você já encontra lugares paradisíacos, o tão usado street style ou algum espelho de corpo inteiro que se possa encontrar pelo caminho: o do quarto, o do elevador, da loja.... Além disso, também pode valer aquele pedido de foto para alguém-que-estiver-passando-na-rua. Clique feito. Publicando. E voilá: meu #lookdodia da vida real está pronto. E ele pode ser puramente para mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário