Já pensei em muitas maneiras de iniciar esta postagem. Sério. Tive uma semaninha aí (pós-viagem) para organizar as ideias e compartilhar aqui do jeito que tanto amo, claro, escrevendo e até (muitas vezes) fazendo poesia de certa forma. Mas pensando bem, melhor do que escrever apenas, que tal juntar mais experiências a serem vividas? E então, foi assim que foi.
Para ficar mais interessante, até imaginei em programar posts (dois segundos depois já "despensei" isso porque minha ansiedade não deixa) pra não ficar aquele textão gigante (quero tanto que você leia até o fim, sério, fica aí) e aí, juntando mais uma coisa que adoooro de paixão, resolvi apresentar a você tudinho em listas (amadas e queridas, listas). E mais ainda: em fotos. Sem deixar meu lado "lúdico" (recebi este adjetivo em um comentário e já adorei) nos textos de lado porque assim, você também pode criar aí também sua imaginação (to falando dos lugares, poxa) e dar aquele clima que é encantador em livros, você criando suas percepções daquilo que é narrado.
Sabe aquele momento que você precisa muito de férias (mas pensa muito mesmo e multiplica por 10)? Eu até disse aqui no post anterior (vou crer que você leu, ok? hum). E para dar uma mega forcinha pra relaxar totalmente, escolhemos a tão querida Bahia deste Brasil-sil. Mais especificamente, o início de tudo, Porto Seguro, Arraial D'(Santa)Ajuda. Dei uma apropriada no nome, que lhe cai muito bem.
Pois bem, seguem as dicas:
- Pra começo de conversa, localização é tudo nesta vida. Ou quase tudo, é, você me entende, né? Numa viagem isto é muito importante. No nosso caso, ficamos em uma pousada lá em Arraial mesmo, de frente pra famosa balsa (que faz o trecho de Porto Seguro até Arraial em 10, 15 minutinhos, no máximo). Foi bem localizada, pois, além de ser um local todo rústico e relaxante com praia como quintal do local (chamada Praia do Apaga Fogo), você encontra um ponto de ônibus e vans que fazem os trajetos para os principais pontos turísticos por um preço super acessível. Neste caso, economizamos muito.
Praias e pontos turísticos que conheci (e recomendo muito - creio que há muitos lugares para conhecer por lá, o que me faz pensar nas novidades de próximas vezes, claro):
- Praia de Pitinga: localizada há 20 minutos da nossa pousada (pegamos uma van/lotação/ou-que-você-quiser-chamar que nos deixou em frente ao "estacionamento" próximo à praia e nos direcionou para caminhar já com o pé na areia, com uma paisagem incrível, até à cabana - como são chamadas as barracas/quiosques de lá). Falando em cabana, pára tudo. Fiquei encantada com a qualidade e a organização. Ao utilizar o banheiro, encontrei, simplesmente, um mini-banner colado na parede com a "Missão" e a "Visão" da cabana, a propósito, chamada Maré. O administrador está de parabéns. Nota-se isso pelo atendimento. Já vou lembrando também que é possível agendar o almoço para não ter problemas. Ah, e claro, muita água de coco (e o que você quiser beber) pra hidratar! Esse ponto é bem legal, pois percebemos que as cabanas não vendem água de coco para "compartilhar" a clientela com os vendedores ambulantes pura simpatia. Povo baiano, querido demais!
![]() |
| Praia de Pitinga, Arraial D'Ajuda |
- Praia famosíssima de Trancoso: também fomos de van, mas a viagem é de uns 40 minutos. Vale a pena. Somente isso. Ô lugar delicioso, viu. Outra cabana acolhedora nos recebeu e, para mim, a novidade: desfrutar de um mar (quase sem ondas) com um stand up e canoagem (vide foto). Ou seja, pura diversão logo de manhã! Se você não sabe nadar, tem até colete salva-vidas e claro, a instrução do cara que te ensina com aquela tranquilidade baiana, mesmo quando você deixa bem claro que é sua primeira vez e não tem noção de como se equilibrar naquilo. Não tem desculpas para aproveitar! Por falar em primeira vez, neste mesmo dia, bem cedinho, tivemos uma aula de Yoga lá no hotel-queridíssimo que estávamos. Gente, que encantador! Você se descobre, sente seu próprio corpo e o segredo é simplesmente, respirar da forma correta. Já apaixonei, claro! E creio que o equilíbrio da aula contribuiu (e muito) com meu quase-sucesso no stand up. O vento forte não ajudou muito e os tombos, foram deliciosamente inevitáveis (risos).
Ao final da tarde, o mirante de Trancoso, chamado Quadrado, é simplesmente imperdível: tanto pela paisagem que você encontrará de presente, quanto ao artesanato e decoração única daquele lugar.
![]() |
| Praia de Trancoso Eu praticando stand up (sou um sucesso, vai) e na luta contra o vento baiano |
- Centro de Arraial D'Ajuda: passeio imperdível para quantas noites (e dias, dependendo da sua preferência) você quiser! Que capricho na decoração rústica e com muitas opções para comer bem e aproveitar de um som ao vivo para todos os gostos. Localizado principalmente na Avenida Mucugê, você irá encontrar lojas e barzinhos para entrar e admirar em todos os lados. Nós escolhemos um (que já era conhecido até) que era um misto de bar e pizzaria à quase céu aberto. O som me conquistou: estilo rockabilly - com direito àquele microfone de época e tudo. O que me fez lembrar o tempo todo de Elvis e, claro, Johnny Cash e o filme Johnny e June (tem no Netflix, gente!).
![]() |
| Lembrança do centrinho de Arraial D'Ajuda, já como decoração no meu quarto. Ps: precisa ver o cuidado da vendedora ao embalar o vasinho/garrafa. É muito charme! |
![]() |
| Filtro dos Sonhos comprado no Quadrado, em Trancoso Você encontrará muitos por lá ;) |
- Passarela do Álcool: neste caso, aproveitamos para passear por lá à noite. Após atravessar pela balsa para o lado de Porto Seguro, você já encontra o movimento dos moradores e muitos turistas pelas andanças de lá. Opções de bebidas, barraquinhas com tudo o que imaginar, restaurantes e lojas de souvenires não faltam nunca!
![]() |
| Praia do Apaga Fogo Lugar delicioso e que fica no "quintal" da pousada |
E como aquele lugar nunca de faz perder viagem, uma das "preocupações" era como seria o tempo. E lá vai outra dica: você pode acordar e escutar a chuva logo cedo (ou até durante toda a madrugada), mas isso, certamente, não será um problema para aproveitar o dia de praia. Ao terminar o café da manhã, o Sol já aparece te dando as melhores boas vindas e te convidando a aproveitar desta natureza linda de Deus. Até certa hora, a propósito, pois chega umas 15h, a maré sobe (mesmo) e aí, hora de voltar, meu bem. Um bom momento para chegar no hotel, na pousada, se aconchegar nas espreguiçadeiras, pegar seu livro e lembrar que, oh, férias, doce férias.
Lembranças que vão se eternizando por fotos, memórias e novas programações para as próximas férias e viagens, pensemos assim!
Só de voltar a escrever sobre isso, voltei a relaxar. Naquele ritmo baiano que gostaria de manter mais comigo. Fecho os olhos e respiro fundo (obrigada de novo pela aula de Yoga, professor Santiago) tentando sentir esta brisa para iniciar uma nova semana, uma nova fase. E agradecendo pela vida e por vive-la intensamente. Hum. Sentiu aí? Me diz nos comentários que sim, vai.
![]() |
| Foto clássica e imperdível no Avião |








